é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Coluna

Caio Vasconcelos
Publicada em 04/06/2018 às 11h21

Minha Análise - Bahia 0x2 Grêmio

Meus Amigos,

Ontem na FN o Bahia mais uma vez se mostrou inoperante para marcar gols e foi derrotado pela 9. rodada do Brasileiro.

Este foi o último jogo de GF à frente do Esquadrão, merecidamente demitido pela falta de idéias, ausência de jogadas ensaiadas de bola parada, incompetência fora de casa, ausência de marcação alta, falta de preparo físico e incapacidade para definir as jogadas. O time de GF joga bem até o último terço do campo. Mas quando chega na hora de definir as jogadas o time parece que não treina. Uma infinidade de cruzamentos sem qualquer sentido, ausência de aproximação dos meias com o centroavante, falta de chutes de fora da área e somente a criação pelos lados do campo. Muito pouco para as pretensões de um time que pensa em figurar entre os 10 primeiros do Brasileiro e ir longe na CB e Sula. O GF de 2018 foi muito pior que o GF de 2016/2017. Que seja feliz em outro lugar.

Quanto ao jogo de ontem, pareceu um reflexo do Bahia durante todo o ano. Ao tomar um gol logo no início, muito por culpa de LF que cometeu um pênalti infantil, O Bahia se viu obrigado a tentar ganhar o jogo. E esbarrou nas deficiências acima destacadas. Um time desorganizado ofensivamente, sem idéias e, parafraseando meu amigo Cláudio, espaçado a tal ponto de quem tentou procurar o jogo se queimou.

Faltou ao Bahia, além da força ofensiva, opções para mudar o jogo no banco de reservas. É inaceitável que 2 atletas que foram apresentados na terça feira e sequer tenham treinado com o grupo, sejam levados ao jogo e ainda um deles tenha sido aproveitado. Ainda mais estarrecedor é que esses 2 atletas foram contratados para o time sub23. Isso demontrou total incoerência de GF e da Direção que afirmaram poder aproveitar os jogadores se estes se destacassem nos treinos. 

A defesa tricolor foi facilmente envolvida pelo meio campo do Grêmio, que com toques curtos chegou a por os jogadores do Bahia na roda. Além disso, O Bahia não teve em seus laterais o apoio necessário para penetrar pelos lados do campo e como destaque no primeiro tempo, somente um chute de Brumado e uma boa tabela de Allione e Régis que Léo cruzou errado para Zé Rafael.

Na segunda parte, mais do mesmo. Um Grêmio recuado, fazendo cera e parando a partida durante todo o momento, e um Bahia frágil ofensivamente, com poucas idéias. Um domínio estéril da partida, com maior posse de bola, mas pouca efetividade. 

De destaque somente a boa jogada de Fernandinho que Vinícius deu um peteleco nas mãos de Grohe.

Por fim, para enterrar GF de vez, Elton não consegue acompanhar Everton, cai de cara no chão e deixa o atacante gremista livre para cruzar rasteiro ao meio da área. No bate rebate, Thaciano fez 2-0.

Douglas - Pegou um penalti e não teve culpa nos gols. Foi um mero espectador.

Nino - Os dois gols foram do seu lado. Lutador mas pouco efetivo. Errou muitos cruzamentos.

Tiago - Inseguro, intranquilo. Erra no 2 gol do Grêmio, ao tentar fazer a falta e não acertar Everton. Não vem bem esse ano.

LF - Apesar do pênalti esdrúxulo, foi bem na partida. Um dos poucos que se salvou.

Léo - Muita transpiração mas pouca inspiração. Teve a bola nos pés em muitas oportunidades mas não construiu uma jogada sequer de destaque. 

Edson - Foi bem na partida. Correu sozinho no meio campo, muitas vezes se desdobrando para marcar o meio campo do Grêmio. Saiu exausto. 

Elton - A cara de GF. Não marca, não corre, não arma jogadas. Um jogador sem função em campo. Ridícula partida. Se escondeu do jogo e não justificou a sua escalação.

Allione - No primeiro tempo ainda tentou criar jogadas, principalmente com Régis. No segundo tempo cansou. Mas, de uma vez por todas, não pode ser utilizado pela ponta. Ele tem que jogar por dentro, pois, apesar do drible curto, não tem velocidade e força para marcar lateral. 

Régis - Tentou criar jogadas mas ficou muito distante de Allione e Zé Rafael, pouco jogando junto dos outros 2 armadores. Teve a chance de empatar, numa boa trama com Allione, mas ele chutou por cima.

Zé Rafael - Correu muito, lutou bastante mas pouco produziu. Partida abaixo do normal.

Brumado - Isolado, foi pouco acionado. Além disso, foi presas fácil para a defesa do Grêmio. Vai ser queimado se não souberem trabalhar o garoto.

Flávio - Entrou bem e mostrou que busca uma vaga nesse time. Tem qualidade para ser o camisa 8 do time.

Vinícius - Visivelmente sem foco. Entrou e pouco produziu. Na única jogada que ele criou, recebeu de Fernandinho e deu um peteleco. Vem caindo de produção jogo a jogo.

Fernandinho - Entrou bem, tentando movimentar. Mas sem centroavante, ficou sem opção de tabela. Pode ajudar.

GF - Não deveria nem ter voltado. E não foi nem sombra do ano passado. Mereceu a rescisão do contrato. As substituições demonstraram a sua real situação. Perdido. Que seja feliz em outro lugar.

Outras colunas
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.